Novo Livro

Novo Livro
Desta vez é Infantil. no final do mês novo livro

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Dominó


Seu nome é José Augusto, avô, 83 anos, passa todos os dias na praça jogando dominó com mais três amigos.
            Todo dia, faça chuva, faça sol, os quatro se reúnem para o joguinho de dominó. Essa rotina já vem há dez anos. Todo dia, exatamente às dez horas e às dezesseis horas os “jovens metódicos idosos” se reúnem para a partidinha de dominó.
            Essa semana algo aconteceu:
            - “Plantão do jornal informa: devido à pandemia do covid-19 todos terão que ficar em quarentena, principalmente as pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos”.
            Foi um baque, coitado do senhor José Augusto, de repente o jogo diário terá que acabar, o que nunca aconteceu nesse período de dez anos.
            - “E se nós formos jogar rapidinho, sem muita demora, aí voltamos. Não vai ter problema, é só um joguinho, não vai fazer mal?!”
            Não teve jeito, ninguém concordou e o velhinho surtou. Seus parceiros de jogo também surtaram e os familiares se desesperaram.
            _ “Coitados! Não morrerão do vírus, mas morrerão de tristeza!”
            O primeiro dia foi um suplício, os quatro idosos não comeram, ficaram tristes, cabisbaixos, afinal de contas é a primeira vez em dez anos que o tradicional jogo não foi realizado, em nenhum dos dois horários, estavam desolados, dava dó.
            A família queria animar os coroas, mas não tinha jeito, mesmo porque todos respeitavam a norma de manter uma certa distância para não prejudicar a saúde deles. O que fazer? Como devolver a alegria que tinham sem desrespeitar o “Ficar em Casa”. Era para o bem deles, mas ninguém tinha certeza disso.
            Até que Henrique, o neto de um desses velhinhos teve uma ideia:
            - “E se nós comprássemos quatro celulares, ensinássemos os quatro a mexer e a jogar dominó on line, assim eles continuariam seus joguinhos tradicionais, no mesmo horário, mas cada um em sua casa? Acho que se fizermos isso nossos avós voltarão a sorrir.”
            E assim foi feito, as famílias compraram os celulares para os seus idosos, um para cada, e os netos ensinaram seus avós a jogar on line. Só assim poderiam continuar o joguinho de todo dia na praça, mas dessa vez seria em casa.
            A princípio houve uma resistência, afinal, nunca tinham usado um celular antes, era tudo novo, mas a conversa dos netos e a vontade de jogar o dominó que já havia ficado uma semana sem jogar fez com que eles superassem a resistência e resolvessem aprender.
            É, só mesmo a quarentena para modernizar esses jogadores idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário